Fundado em: 13/12/2001
Fundador: Edmária Santos Damasceno de Melo (Mãe Dó d’Oyá)
Orixá regente da casa: Oyá
Nação: Ketu
Endereço: Rua Júlio Augusto Sampaio, nº 25, 1º H, Muritiba – BA
Telefone: (75) 98117-7919
O Terreiro Oyá Balé de Ofá, localizado no município de Muritiba, no Recôncavo Baiano, distante a 114 km da capital, traz em sua genealogia, a descendência de uma das casas de candomblé mais antiga e tradicional de Santo Amaro da Purificação: o Terreiro de Oyá, fundado e liderado pela Yalorixá Yara d’Oyá, junto a também Yalorixá, a Sra. Sinézia d’Ogun (In Memorian), foram as responsáveis no dia 16 de maio de 1989, pela iniciação da Srª Edmária Santos Damasceno de Melo.
Iniciava-se aí uma história de amor, onde Edmária por meio da dor, conheceu o amor de Oyá, que a tomou no colo e a fez dona da sua vida numa troca mútua de afetos.
Ao completar seus 14 anos de iniciação religiosa, a Srª Edmária Santos Damasceno de Melo, recebeu o direito reconhecido pela Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (FENACAB) de abertura e reconhecimento religioso do Terreiro Oyá Balé de Ofá, fundando, oficialmente, em 13 de dezembro de 2001, e tendo sobre si outorgado a titularidade, pela qual passou a ser conhecida não apenas no município de Muritiba, mas mundialmente, como MÃE DÓ D’OYÁ.
Embora seja de raiz da nação Ketu, aponta uma forte influência regional do Nagô, Jêje e Angola, de modo que possui ao longo de cada ano, um numeroso quantitativo de atendimentos para vários fins (jogo de búzios, ebós, aconselhamentos, etc.), inúmeras atividades culturais (projetos e eventos), além de um calendário de festas, entre as quais podem ser destacadas: Lavagem do Bonfim, Caruru de Ibeji, Presente de Oxum, Caboclos, Olugbajé, Exus (destacando o título de Maria Padilha Sete Saias), Oxalá, Oborós, Yabás, Oyá e Tempo.
Assim, o Terreiro Oyá Balé de Ofá, vem se destacando no contexto do candomblé muritibano, por intermédio da seriedade para com a qual é tratada as questões espirituais, religiosas, artísticas, culturais e sociais.
Comments